terça-feira, 26 de outubro de 2010

O Sítio do Pica Pau Amarelo


No Sitio do Pica Pau Amarelo os principais argentes são as crianças: Narizinho e Pedrinho acompanhadas pelos bonecos Visconde de Sabugosa e Emilia. Personagens que possuem um espírito aventureiro, aceitando desafios de toda a sorte, o que lhes atribui a personalidade dos heróis tradicionais das epopéias. Tal característica permitia a Monteiro Lobato repetir as personagens em todas as narrativas, sendo preciso apenas bolar aventuras originais para a mesma pessoa, como ocorre nas histórias em serie nas revistas em quadrinhos.
Formação original do elenco do Sítio do Pica Pau Amarelo, 1962
O Sitio do Pica Pau Amarelo é a utopia de um país perfeito, uma representação idealizada de nosso país. Um lugar independente e auto-suficiente, onde não existe discriminação e não há dominadores, e tem por proprietária Dona Benta, um modelo político que segundo Lobato deveria governar o país.
Monteiro Lobato retrata com o sitio do Pica Pau o Brasil das primeiras décadas do século XX, com o predomínio da economia agrícola e a decadência do mundo rural. Ao mesmo tempo expressa em sua obra o Brasil que deseja, com a modernização e o crescimento econômico com a exploração das riquezas minerais, em especial o petróleo.
Fonte: Zilberman, Como e porquer ler literatura infantil, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário